- Detalhes
- Categoria: Notícias
Concluídas a Semana Aberta e mais uma edição do Dia do Agrupamento, subordinadas ao tema “Memórias Vivas das Minas”, dirigimos uma palavra de profundo agradecimento a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.
Ao longo dessa semana, a nossa comunidade educativa uniu-se em torno de um projeto que valorizou a história, a identidade e o património mineiro de S. Pedro da Cova, transformando memórias e saberes em oportunidades de aprendizagem, partilha e crescimento.
Um dos momentos mais marcantes desta celebração foi a inauguração, no passado dia 11 de junho, da exposição “Memórias Vivas das Minas”, que reúne trabalhos realizados pelos alunos e uma significativa coleção de objetos, testemunhos e documentos alusivos à temática mineira. O processo de recolha, investigação e construção desta exposição mobilizou toda a comunidade escolar e educativa, envolvendo alunos, famílias, docentes, não docentes, técnicos e diversos parceiros locais, num verdadeiro exercício de preservação da memória coletiva e valorização do património da nossa terra.
Foi igualmente muito gratificante proporcionar, na quinta-feira, a participação de todos os alunos do 1.º Ciclo em atividades lúdicas e pedagógicas especialmente preparadas por docentes e alunos dos níveis de ensino mais avançados. Esta experiência revelou-se particularmente enriquecedora, não só pelas aprendizagens proporcionadas, mas também pelo espírito de cooperação, partilha e proximidade entre alunos de diferentes idades, reforçando os laços que unem a nossa comunidade educativa.
Expressamos o nosso sincero reconhecimento a todos os docentes, não docentes e técnicos especializados, pelo profissionalismo, dedicação e empenho demonstrados na preparação e dinamização das inúmeras atividades realizadas.
Agradecemos igualmente às Associações de Pais, pelo apoio constante e pela colaboração ativa, bem como à Câmara Municipal de Gondomar e à União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, parceiros fundamentais na concretização deste projeto.
Uma palavra de especial apreço ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova, cuja colaboração foi determinante para o enriquecimento deste trabalho de valorização histórica e patrimonial, bem como ao Rancho Folclórico e Etnográfico de São Pedro da Cova, à Banda Musical de São Pedro da Cova, aos Rufeiros da Associação Leões de Tardariz e ao Agrupamento de Escuteiros de Gondomar, cuja participação engrandeceu esta celebração e fortaleceu a ligação entre a Escola e a Comunidade.
Mas, acima de tudo, o nosso maior agradecimento dirige-se aos alunos. Foram eles o coração deste projeto: pela sua criatividade, entusiasmo, curiosidade, empenho e orgulho na preservação da memória coletiva da sua terra. O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e apresentado nesta Semana Aberta é motivo de grande satisfação e demonstra a capacidade dos nossos alunos para aprender, criar e construir futuro sem esquecer o passado.
Foi com enorme orgulho que assistimos à participação de toda a comunidade, num verdadeiro exemplo de união, cidadania e sentido de pertença. Juntos, contribuímos para preservar e transmitir memórias que continuarão vivas nas gerações futuras.
A todos quantos fizeram parte desta caminhada, o nosso mais sincero obrigado.
Bem-hajam!
A Diretora,
Dra. Goreti Portela.
- Detalhes
- Categoria: Notícias
No âmbito do projeto "Minas de São Pedro da Cova: Memórias que nos ligam", inserido no tema aglutinador do Agrupamento "Memórias Vivas das Minas", a EB/JI de Vila Verde (AE de São Pedro da Cova) promoveu um intercâmbio cultural inesquecível com os alunos do 2.º F, da EB1 de Penafiel, AE D. António Ferreira Gomes. ![]()
O projeto teve como principal objetivo honrar as raízes comuns e a forte ligação histórica entre as duas comunidades, nascida na época da exploração mineira.
Uma manhã de partilha e descoberta:
Os alunos viveram uma verdadeira aula de "história viva" através de:
-
Uma visita ao Museu Mineiro; -
Visualização de uma dramatização "O Segredo das Minas" - 3°Ano; -
Um caloroso convívio comunitário.
Relembrar o passado é a melhor forma de construir o futuro.
Parabéns a todos os envolvidos por manterem estas memórias mais vivas do que nunca!
#museumineirosaopedrodacova
#agrupamentoDafgpenafiel
#
#
- Detalhes
- Categoria: Notícias
No passado dia 11 de junho, as salas e os espaços exteriores da nossa escola encheram-se de energia, cooperação e muito conhecimento com a realização de um grande “Caça ao Minério”. A atividade envolveu um total de 31 equipas de alunos, que aceitaram o desafio de pôr à prova as suas competências de uma forma divertida.
Divididos em dois turnos para garantir a máxima segurança e fluidez, os nossos jovens cientistas, matemáticos, historiadores e linguistas percorreram uma rota de seis postos de atividade. Pelo caminho, tiveram de superar desafios práticos e enigmas preparados pelos professores das disciplinas de TIC, Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais, Português, Inglês/Francês e História/HGP/EMRC.
Como não podia deixar de ser, na era digital, a tecnologia também esteve presente: entre cada posto, as equipas partilharam os seus registos fotográficos e o grande desafio final foi encontrar o minério escondido recorrendo a um micro:bit.
Após uma disputa ao segundo, a tabela de classificação do pódio ficou assim ordenada:
|
Lugar |
Equipa |
Tempo Total |
|
🥇 1.º |
E21 – Lazaros |
00:53:26 |
|
🥈 2.º |
E20 – Titan Mine |
01:00:00 |
|
🥉 3.º |
E17 – Os caspas |
01:03:46 |
Muitos parabéns aos brilhantes elementos da equipa vencedora (Lazaros do 8.º C): Hugo Costa, Leonardo Gomes, Martin Santos e Rodrigo Santos.
Mais do que uma competição, esta atividade foi uma verdadeira celebração da aprendizagem partilhada, do espírito de equipa e da vivência escolar.
Um agradecimento especial a todos os professores envolvidos, que asseguraram o cumprimento das regras em cada posto, e os parabéns a todos os alunos participantes pelo excelente comportamento e empenho demonstrados!
Fotos com alguns momentos!
Pág. 2 de 307




























































